Exclusão Social

Estou pensando em fazer alguns ensaios, mas ainda não decidi sobre qual tema ou se vou fazer sobre algo ou alguém, ou mesmo surreal...adoro essas idéias da imaginação que vão surgindo como uma onda, sabe....viajo...rsrssrsrsr

Mas por enquanto irei postando fotos que já foram postadas no grupo fechado do Facebook, o PFC, que significa PERNAMBUCO FOTO CLUBE, que tem como administradores pessoas muito queridas e maravilhosas, a Ana Caúla e o seu marido Francisco Cribari. Formam uma bela dupla, diga-se de passagem.

Participei um tempo atrás de #temadasemana, que eles fazem de vez em quando e escolhem um tema para que possamos postar nossas fotos, baseadas no tema.

Dessa foi a semana de Exclusão Social, que eu inclusive adorei, porque esse é um tema que mexe muito comigo.

Segue abaixo as fotos, uma a cada dia da semana.

Obs.: Não tenho tido o costume de assinar as fotos, gosto mais delas assim, pelo menos por enquanto.


Essa foi a primeira da semana. Embora eu prefira dizer que essa me passou muito mais Inclusão Social que Exclusão, propriamente dito. Foi uma cena interessante que encontrei na Avenida Paulista, da última vez que estive lá. O homem-excluído da Sociedade- falava de política, de temas bem argumentados, não que o fato dele morar na rua faça dele um analfabeto, mas é exatamente o contrário que percebi, o quanto ele, independente de sua situação, e ainda tendo sido tantas vezes excluído da própria sociedade, trazia conhecimento as pessoas que ali paravam e davam- lhe atenção.

Essa foi a da terça. Essa eu tirei em Fortaleza, numa praia. Achei ao mesmo tempo que interessante como a criança "brincava de casinha" e ao mesmo tempo trabalhava lavando os pratos, que não eram de brinquedos, que provavelmente foram depois do almoço deles, já que pareciam morar ali mesmo. Ela tinha por volta de 5 anos, fiz outras que mostrava seu rostinho doce e tão amadurecido por força da necessidade. E de pensar que tantas crianças e pessoas vivem situações idênticas, lamentavelmente. E logo num país tão rico como o nosso, mas os governantes estão muito ocupados roubando e mensalando para perceber essas coisas.


A terceira eu achei muito engraçada. Adorei a ousadia dele. Estávamos num Banco - que nem preciso dizer o nome rsrsrs - eu e minha irmã, mais uma vez na Avenida Paulista à noite. Der repente chega ele, a minha irmã tomou maior susto. Ele olhou para nós e foi andando até o último caixa eletrônico. Do nada tirou a camisa, forrou no chão, deitou e fez pose de quem tava olhando alguma paisagem.
Logo começou a coceira para eu fazer uma foto, e não de outra. Achei a cena interessante demais. A maneira como ele fazia as ações tinha um certo riso no canto da boca. Ele praticamente pousou para foto, mostrando como pode ser tão contraditório um ser que nada possui e que foi excluso da sociedade dentro de um banco, com dinheiro a alguns centímetros dele, mas ele nunca irá por as mãos nesse dinheiro.
A de quinta foi tirada lá em Pilar na Paraíba. Fui visitar e conhecer uma tia que antes nunca tinha visto, que morava numa casa próxima a essa. Achei tão "global" essa ideia de faltar tanta coisa exceto  a TV. Fiquei pensando, seria porque os seres já estão acostumados com a tecnologia a ponto de ela fazer falta como entretenimento ou será que esquecemos nossos primórdios, e vamos nos adaptando sem sequer notar o que é essencial ou não. O que nos é essencial hoje? Pergunta confusa, num mundo de tantos supérfluos necessários.


Essa foi a de sexta. Também foi feita na mesma praia em Fortaleza. Vi muitas criancinhas na mesma situação da primeira de que falei, infelizmente.


 A última foi a do sábado, mas acabei nem postando lá no PFC.
Eu estava tão cansada do trabalho neste dia que não aguentei e caí na cama. Mas ela trata de exclusão social, se não das mais absurdas, porém um tanto contraditória. 
Para você ver como são as coisas, ela foi tirada la em Paris, na França, justamente o país onde o termo teve origem, por um sociólogo francês Robert Castel (1990).

 Um país desenvolvido, porém que não está livre da Exclusão Social, quanto mais os países subdesenvolvidos!

Se quiser ver mais fotos minhas, fiz um site pela Wix, que tem algumas das minhas fotos. Dá uma espiadinha lá...Ainda não concluí, mas estarei atualizando sempre que der e em breve estará pronto:


Tem também o flickr: https://www.flickr.com/photos/126170648@N05/

E o 500px que também é muito legal: https://500px.com/manage#

0 Comentários